Defesa de Bolsonaro entrega joias saudistas após determinação do TCU

Ex-presidente defendia que itens eram de uso pessoal e podiam ficar com o acervo pessoal do político

BandNews FM

Defesa de Bolsonaro entrega joias saudistas após determinação do TCU
Defesa de Bolsonaro entrega joias saudistas após determinação do TCU
Reprodução

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro entregou na manhã desta sexta-feira (24) o kit de joias masculinas entregue pelo governo da Arábia Saudita ao ex-ocupante do Palácio do Planalto. Com isso, o político cumpre determinação do Tribunal de Contas da União, que considerou irregular a destinação dos itens para o acervo pessoal de Bolsonaro.

O conjunto conta com anel, um par de abotoaduras, caneta e um rosário islâmico. Não há uma estimativa oficial do valor do presente, que foi enviado ao Brasil através da comitiva do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.

A Receita Federal investiga como os itens entraram no país sem serem declarados.

Na mesma ocasião, auditores do Fisco apreenderam um conjunto de joias feminino avaliado em R$ 16,5 milhões. Os itens de ouro e cravados de diamantes seriam um presente para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O plenário do TCU considerou que os itens pertencem ao acervo da Presidência e não podem ficar com o presidente. Os ministros consideram que os ocupantes do Palácio do Planalto só podem ficar com itens considerados personalíssimos.

A defesa de Bolsonaro alegou que os itens seriam de uso pessoal, mas foram vencidos. A entrega foi determinada em uma agência da Caixa Econômica federal, já que o banco tem experiência na guarda de peças preciosas no setor de penhor.

O TCU também determinou que armas doadas pelo governo saudita sejam entregues no Planalto e que os itens sejam colocados no acervo da Presidência. Ainda não há informações sobre a entrega do armamento.