Os atacantes Vini Jr e Debinha e o goleiro Ederson concorrem por prêmios na edição 2022/23 da Bola de Ouro. A premiação, organizada pela tradicional revista francesa France Football, divulgou nesta quarta-feira (6) os indicados aos troféus.
Todos os vencedores serão conhecidos na cerimônia marcada para 30 de outubro, em Paris, na França.
Na categoria de melhor jogador, o craque do Real Madrid é o único representante do país na disputa entre os 30 nominados - o norueguês Halland e o argentino Messi são os maiores adversários.
No ano passado, Vini terminou na oitava posição. Também pela segunda temporada seguida, Neymar sequer apareceu entre os 30 finalistas.
Já na prateleira de “melhor jogadora”, Debinha é a figura simbólica do país; a jogadora do Kansas City teve também um bom desempenho pelo North Carolina Courage. Debinha não está entre as favoritas, já que concorre com rivais que brilharam na Copa do Mundo Feminina e na Liga dos Campeões Feminina.
Veja a lista completa de indicados no futebol masculino e feminino:
GOLEIRO
Quem também vai representar o país é Ederson, do Manchester City e da seleção. O brasileiro concorre ao Troféu Yashin, entregue ao principal goleiro da temporada passada.
Ederson foi destaque do time de Pep Guardiola, especialmente, nas conquistas da Premier League e da Liga dos Campeões.
Ele concorre diretamente com Dibu Martinez, um dos nomes da Argentina na Copa do Mundo do Catar, e com atletas do gabarito de Courtois, Onana e Ter Stegen.
Além destas, outras quatro taças serão entregues, sendo elas: Troféu Kopa (melhor jogador sub-21), Clube do Ano (time mais vitorioso), Troféu Gerd Müller (jogador com mais gols temporada) e Prêmio Sócrates (reconhecimento a atletas envolvidos em causas sociais).