Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) aponta que o ex-presidente Lula venceria as eleições presidenciais de outubro em primeiro turno.
O petista aparece com 47% das intenções de voto, mesmo patamar do levantamento anterior, realizado em junho. Jair Bolsonaro, do PL, vem na sequência, com 29%, uma oscilação positiva de um ponto. A vantagem de Lula contra o atual presidente é de 18%.
Ciro Gomes, PDT, tem 8%. Simone Tebet, do MDB, é citada por 2% dos entrevistados. Já Pablo Marçal, do Pros, André Janones, do Avante, e Vera Lúcia, do PSTU, aparecem com 1% cada.
Felipe d’Avila, do Novo, Sofia Manzano, do PCB, Leonardo Péricles, da UP, Eymael, da DC, Luciano Bivar, UB, e General Santos Cruz, Podemos, não chegaram a marca de 1%.
Em um eventual segundo turno, o Datafolha coloca Lula com 55% contra 35% de Bolsonaro.
Ainda segundo o levantamento, o petista avançou quatro pontos entre o eleitorado masculino. Já o atual presidente ganhou seis pontos percentuais com as mulheres.
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A pesquisa, contratada pela Folha, foi realizada entre os dias 27 e 28 de julho. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.