Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (1), aponta que 61% dos brasileiros consideram que a economia do país está no rumo errado. Do total dos entrevistados, apenas 32% veem a trajetória como correta e 6% não souberam responder.
No recorte etário, a maioria que contesta o caminho positivo da economia no Brasil para este ano está entre jovens de 16 a 24 anos, que compõe 71% da pesquisa. O porcentual diminui entre idades mais avançadas, ficando em 55% entre os que têm a partir de 60 anos.
Na percepção da inflação, 67% das pessoas que participaram do levantamento acreditam que os números vão piorar ao longo de 2025. Outros 21% creem que ela permanecerá como está, e 9% esperam uma redução.
Apesar disso, mais de 40% dos entrevistados consideram que os salários não devem acompanhar o mesmo ritmo de aumento dos preços, mas que a taxa de desemprego deve ser crescente.
Em contrapartida, a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025 passou de 2% para 2,1%, de acordo com a última divulgação do Banco Central (BC).
A pesquisa Datafolha foi realizada com 2.002 pessoas em todo Brasil. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, dentro do índice de confiança de 95%.