Por falta de imunizantes, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 está suspensa em Curitiba.
Segundo a prefeitura, todas as 41.373 doses recebidas na segunda-feira (5) foram aplicadas até a última quarta-feira (7). Nesse sentido, a imunização foi interrompida quando a cidade vacinava pessoas com 41 anos.
Ainda de acordo com a capital paranaense, para retomar a campanha, seria necessária a chegada de novos imunizantes, o que ainda não tem previsão para acontecer. Apesar disso, a administração municipal informou que a próxima remessa de vacinas será usada para a repescagem de idades e de grupos prioritários, como professores, profissionais da educação e pessoas com comorbidades.
De qualquer forma, a aplicação da segunda dose está mantida. Nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde tem programada a abertura de 11 pontos de vacinação na cidade. Além disso, continua marcada a imunização de quase 10 mil pessoas que já tomaram a primeira dose e que precisam da segunda aplicação para completar o esquema vacinal.
Quase a totalidade desse grupo é formada por pessoas na faixa de 66 anos que receberam o imunizante AstraZeneca em 16 de abril, além de gestantes, puérperas e professores que tomaram a primeira dose da CoronaVac em 14 de junho.
Para conferir o calendário de aplicação da segunda dose é preciso saber o tipo de vacina recebida e a data da primeira aplicação. Para isso, moradores de Curitiba podem consultar a carteira de vacinação digital no aplicativo Saúde Já ou no site saudeja.curitiba.pr.gov.br.