Os principais jornais americanos repercutem nesta sexta-feira (31) o veredito que condenou Donald Trump por 34 acusações de fraude no caso da ex-atriz pornô Stormy Daniels. A decisão do júri do Tribunal de Manhattan foi capa do New York Times e do The Wall Street Journal, dois dos mais importantes periódicos dos Estados Unidos.
As publicações destacam o ineditismo da situação e as possíveis implicações no processo eleitoral de novembro. O ex-presidente deve ser indicado pelo Partido Republicano para concorrer contra Joe Biden, que busca a reeleição pelo lado Democrata.
O tabloide New York Post afirmou que a decisão é uma injustiça. O jornal tem um histórico ligado aos republicanos, assim como a rede de televisão Fox News. Os veículos alinhados com a direita destacam as acusações do ex-presidente da condenação ser “política”.
A revista New Yorker estampa uma caricatura de Trump com algemas. A publicação faz um histórico do processo e relembra que a decisão do júri é a primeira de uma lista de atos judiciais contra o empresário.
O corresponde da BandNews FM Eduardo Barão afirma que os veículos americanos também destacam que em caso de vitória na eleição, Trump não poderia perdoar a própria pena, uma vez que a condenação é da Justiça de Nova York.
A mídia americana também destaca as implicações na credibilidade do judiciário e a erupção das instituições americanas. Os articulistas também discutem na imprensa sobre a possibilidade de a condenação reduzir o interesse dos eleitores em comparecer nos colégios eleitorais. O voto não é obrigatório nos Estados Unidos.