Cristiano Zanin toma posse como ministro no STF

Cerimônia teve a presença de Lula e dos presidentes da Câmara e do Senado

Rádio BandNews FM

Cristiano Zanin toma posse como ministro no STF
Cristiano Zanin toma posse como ministro no STF
Valter Campanato/Agência Brasil

O advogado Cristiano Zanin foi empossado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (3), como novo integrante da Corte.

O ministro foi indicado pelo presidente Lula, e aprovado no plenário do Senado por 58 votos favoráveis e 18 contrários. Zanin pode ficar no Supremo até 2050, quando completa 75 anos, que é a idade limite para aposentadoria no colegiado.

A cerimônia foi realizada no plenário do STF e teve a presença de familiares, amigos e autoridades dos Três Poderes. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Zanin foi conduzido ao púlpito para fazer o juramento de cumprir a Constituição Federal, documento do qual o Supremo é guardião.

A presidente do Supremo, Rosa Weber, parabenizou o colega e desejou as boas-vindas. “Desejando muita felicidade no exercício da jurisdição constitucional. Estou convicta de que Vossa Excelência, com sua cultura jurídica, preparo técnico, experiência e extrema lhaneza, enriquecerá sobremodo esse colegiado”, declarou a presidente.