O advogado Cristiano Zanin é nomeado oficialmente como ministro do Supremo Tribunal Federal. A nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (05), depois de Zanin ser aprovado em sabatina no Senado no dia 21 de junho.
O documento foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.
A posse do jurista está marcada para o dia três de agosto e ele irá assumir a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Ao todo, Zanin irá herdar 530 processos, um dos menores acervos do Supremo, entre eles, investigações sobre o “orçamento secreto” e possíveis omissões do Governo Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19.
Cristiano Zanin tem 47 anos e defendeu Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Ele poderá ficar na Corte por 28 anos, quando vai completar a idade máxima para exercer a função, 75 anos.
Apesar da escolha ter sido criticada por parte da oposição, pelo contato entre o presidente e o indicado, a aprovação de Zanin no Congresso foi feita com tranquilidade. Ao todo, 58 senadores votaram a favor da indicação e 18 foram contrários.