CPI da pandemia volta a se reunir nesta semana; saiba quem vai depor na comissão

Na terça (11), a previsão é que o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, preste depoimento

Rádio BandNews FM

CPI da pandemia volta a se reunir nesta semana; saiba quem vai depor na comissão
Foto: Reuters

A CPI da Pandemia tem novos depoimentos marcados para esta semana. Na terça-feira (11), a previsão é que os integrantes da comissão escutem o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres. Ele deve ser questionado sobre a decisão da agência de barrar a Sputnik V.

Na quarta-feira (12), será a vez do ex-secretário de comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e, na quinta (13), representantes da Pfizer. A CPI ainda deve decidir sobre o depoimento de Eduardo Pazuello, pressionado após receber a visita do ministro Onyx Lorenzoni.

A ida de Pazuello à comissão foi adiada para o dia 19 após o ex-ministro da Saúde alegar que teve contato com uma pessoa contaminada pela covid-19. Não está descartada a possibilidade de condução coercitiva.

Segundo o presidente da CPI, o Senador Omar Aziz, o atual ministro da Saúde será reconvocado para prestar um novo depoimento, ainda sem data definida. Substituído por Carlos Alberto França, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo – que será ouvido pela CPI no dia 18 – mobilizou o Itamaraty no ano passado para garantir o fornecimento de cloroquina ao Brasil.

O episódio aconteceu mesmo após a Organização Mundial da Saúde ter interrompido os testes clínicos com o medicamento e associações médicas alertarem para a ineficácia do remédio contra a Covid-19 e o risco de efeitos colaterais.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.