A Covid-19 já responde por 71,2% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todo país nas últimas quatro semanas. A informação é a da nova edição do Boletim InfoGripe, divulgada nesta terça-feira (21) pela Fundação Oswaldo Cruz.
O levantamento aponta um crescimento no número de casos semanais de SRAG na população adulta de todas as faixas etárias. Segundo o estudo, ocorrências envolvendo a Covid-19 se mantêm predominantes entre as notificações com resultado positivo para vírus respiratórios.
Já foram notificados 161.307 casos de SRAG em 2022 no país. Dentre os casos positivos no ano, 80,2% são de Covid-19 e 96,4% dos óbitos são pelo vírus.
Os casos positivos para Covid-19 em crianças pequenas de 0 a 4 anos ultrapassaram os de rinovírus e são o segundo vírus com maior frequência observada, perdendo apenas para os casos de vírus sindical respiratório (VSR).
17 das 27 unidades federativas apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo das últimas seis semanas. São elas: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Dentre as 27 capitais, seis encontram-se em nível muito alto: Belo horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Rio Branco e São Paulo.
O boletim também alerta que no Rio Grande do Sul foi registrado um aumento nos positivos para Influenza em diversas faixas etárias.