Com mais de 46 milhões de habitantes, São Paulo é o primeiro estado brasileiro a atingir a marca de mais de 70% da população total com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa.
No entanto, o estado aparece em segundo lugar entre os que têm maior porcentagem da população imunizada com a segunda dose ou dose única, com 32%. Especialistas reforçam que é essencial que o esquema vacinal esteja completo para que a proteção seja mais efetiva.
Disputa por vacinas
Após a gestão do tucano João Doria iniciar uma disputa judicial com o governo federal para o envio de mais vacinas, por conta de um impasse em carregamento do imunizante da Pfizer, o Ministério da Saúde afirmou que fará novas distribuições entre os estados.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, 47,7 milhões de doses de vacina foram aplicadas em São Paulo. Cerca de 95% da população com mais de 18 anos recebeu a primeira dose.
Nesta semana, o estado iniciou a vacinação de adolescentes com deficiência ou comorbidades, além de gestantes e puérperas. O cronograma e andamento da vacinação pode ser consultado no site Vacina Já, do Governo do Estado.