As celebrações que marcam a despedida da Rainha Elizabeth II continuam durante essa semana. Nesta segunda-feira (12), o corpo da monarca segue rumo a Londres.
No domingo (11), os britânicos puderam acompanhar o cortejo fúnebre na Escócia, que durou cerca de seis horas entre o Castelo de Balmoral, residência de férias da família e local onde ela faleceu, e a cidade de Edimburgo.
O Rei Charles III e seus irmãos Anne, Edward e Andrew acompanham o percurso a pé, além da rainha consorte, Camilla, e a esposa de Edward, Sophie, que seguiram de carro até a Catedral de Santo Edígio, local onde será realizada uma missa e as homenagens públicas até terça-feira (13).
Em seguida, o corpo de Elizabeth II seguirá rumo a Londres, na cidade será realizado um novo funeral público que deve durar quatro dias a partir de quarta-feira (14) na Abadia de Westminster.
A Rainha será sepultada apenas no dia 19 no Palácio de Windsor, ao lado do túmulo de seu pai, George V.
Nesta segunda, o Rei Charles III discursou pela primeira vez ao Parlamento nesta segunda (12) e prometeu seguir o exemplo da mãe e defender o “princípio do governo constitucional”. Ele homenageou também o órgão e afirmou que os parlamentares são instrumento da democracia: “Enquanto estou diante de vocês hoje, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra as tradições parlamentares vitais, às quais os membros de ambas as Câmaras se dedicam com tanto empenho pessoal para o bem de todos nós”.
Em sua fala ele ressaltou também as ações de Elizabeth II como monarca: “Quando muito jovem, sua falecida Majestade se comprometeu a servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que estão no coração de nossa nação. Este voto ela manteve com devoção insuperável”.
Apesar de já ser proclamado Rei, Charles III ainda precisar ser corado, mas a data do evento ainda não foi divulgada.
O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença no funeral de Elizabeth II, ele estará acompanhado de sua esposa, Michelle Bolsonaro. O Itamaraty informou que já prepara os detalhes da viagem. No dia seguinte ao evento de fúnebre, o chefe do Executivo nacional vai discursar em Nova Iorque, na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.