Corte Internacional de Justiça exige fim dos ataques russos na Ucrânia

Rússia foi expulsa do Conselho da Europa nesta quarta-feira

BandNewsFM

Segundo a entidade, também não há evidências para apoiar as alegações russas Foto: Reprodução
Segundo a entidade, também não há evidências para apoiar as alegações russas
Foto: Reprodução

A Corte Internacional de Justiça, em Haia, ordena que a Rússia interrompa imediatamente a invasão à Ucrânia. Durante audiência, realizada nesta quarta-feira (16), o tribunal alegou que não há justificativas para o ataque.

Segundo a entidade, também não há evidências para apoiar as alegações russas de que a Ucrânia estava cometendo genocídio nas regiões separatistas de Luhansk e Donetsk. A Corte ainda pediu que aliados de Moscou não ingressem no conflito.

As deliberações foram aprovadas por 13 votos a 2. Apenas Rússia e China votaram contra o texto apresentado. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou a decisão como uma grande vitória. Rússia expulsa do Conselho da Europa

Também nesta quarta, o Conselho da Europa expulsou a Rússia do principal órgão de direitos humanos do continente. A decisão, sem precedentes na história da entidade, foi tomada em resposta à invasão da Ucrânia.

No início da semana, a assembleia parlamentar do grupo havia iniciado o processo de expulsão. Nesta quarta (16), mesmo dia do anúncio do Conselho da Europa, Moscou disse que estava se retirando do órgão. A exclusão significa que a Rússia não será mais signatária da Convenção Europeia de Direitos Humanos e que seus cidadãos não poderão mais apresentar pedidos ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.