O regime de Kim Jong-un lançou um míssil balístico neste domingo (05) em direção ao Mar do Japão, segundo autoridades da Coreia do Sul. O objeto ainda não completamente identificado parece ser a retomada do programa de militarização da Coreia do Norte.
O lançamento ocorre no momento em que o país vive um crescimento de casos de Covid-19 é um isolamento ainda maior do mundo.
Na semana passada, a Coreia do Norte lançou três mísseis balísticos após a visita do presidente norte-americano, Joe Biden, ao pis vizinho. Acredita-se que a mais potente arma da ditadura tenha sido testada, o míssel intercontinental Hwasong-17.
O teste ocorre no momento em que Estados Unidos e Coreia do Sul alertam para a retomada do programa nuclear de Kim Jong-un. Espera-se um sétimo teste nuclear proximamente.
O país já sofre com sanções econômicas para impedir o avanço do programa, mas imagens de satélite mostraram nos últimos dias o que seria a retomada da construção de um reator nuclear até então inativo.
A Coreia do Norte não mantém relações com muitos países e tem na China a maior parceira comercial. Não houve pronunciamento de autoridades chinesas até então sobre os testes norte-coreanos.