A Coreia do Norte disparou dois mísseis de cruzeiro partindo de Onchcon, na província de Pyongan do Sul, em direção ao mar Amarelo, nesta quarta-feira (17). Os detalhes, como a distância do voo, ainda são analisados pelos Estados Unidos.
Este é mais recente dos exercícios militares realizados pelo ditador Kim Jong-un. O último tinha sido em julho, quando foram usados lança-foguetes.
Nos últimos meses, órgãos de inteligência dos Estados Unidos e da Coreia do Sul alertam para a realização de um possível teste com armas nucleares por Pyongyang.
O mais recente lançamento da Coreia do Norte ocorre um dia após Washington e Seul realizarem manobras conjuntas em preparação a um exercício militar anual.
A capital da Coreia do Norte, Pyongyang, considera a ação dos EUA como um treino para uma possível invasão.
Após o exercício militar do país norte-coreano, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-Yeol, disse que as relações mantidas com os EUA são para manter a paz na região.
Também nesta terça-feira (16), os EUA lançaram um míssil intercontinental chamado de Minuteman-3 como um “teste de preparo de suas forças nucleares”.