A Coreia do Norte fracassou na tentativa de colocar em órbita um satélite de reconhecimento militar. O equipamento foi lançado nesta quarta-feira (31), mas caiu no mar antes de atingir o objetivo. Sirenes de alerta para um ataque soaram no Japão e na Coreia do Sul.
A agência de notícias estatal norte-coreana anunciou que o foguete que levava o satélite Chollima-1 caiu no Mar Ocidental após perder a propulsão devido um arranque irregular do motor em dois estágios.
Antes do comunicado de Pyongyang, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou que os militares investigavam uma falha do dispositivo, que desapareceu dos radares: “O projétil desapareceu do radar antes de atingir o ponto de chegada pretendido”.
A Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial da Coreia do Norte alegou que o erro no lançamento teria sido devido à "baixa confiabilidade e estabilidade do novo sistema de motor aplicado ao Chollima-1 e à natureza instável do combustível usado”.
Pyongyang afirmou que apura os defeitos e que realizará uma nova tentativa de lançar o aparelho o mais rápido possível. Novos testes antes da segunda tentativa serão realizados.