O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (3), pela sexta vez consecutiva, manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro. A taxa de juros brasileira não sofre alterações desde o início de agosto.
Na decisão, o Copom, afirmou que o cenário econômico nacional segue corroborando com a desaceleração esperada, ainda que exibindo maior resiliência no mercado de trabalho. No entanto, lembrou que a persistência das pressões inflacionárias globais e as incertezas relacionadas ao arcabouço fiscal apresentado pelo governo federal como fatores de risco.
A entidade também destacou que o ambiente externo se mantém adverso e citou a turbulência que atingiu o sistema bancário, com a quebra dos bancos médios Silicon Valley Bank e Signature Bank e da crise enfrentada pelo First Republic Bank.
Ainda de acordo com o Comitê de Política Monetária, “a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária”. O Copom enfatiza que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.