A Fifa definiu que a Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito com jogos em seis países, sendo a abertura no Uruguai, quando a competição completa 100 anos de existência.
A decisão ocorre em forma de homenagem ao país sul-americano, que sediou a primeira edição em 1930. Além do Uruguai, a entidade máxima do futebol decidiu que a primeira rodada também terá partidas na Argentina e no Paraguai.
As chaves principais do torneio serão realizadas na Espanha, Portugal e Marrocos. A competição terá 48 seleções: Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos, assim como Espanha, Portugal e Marrocos.
Em coletiva de imprensa, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, valorizou a ação da entidade:
- Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos - Uruguai, Argentina e Paraguai, disse o presidente da Fifa.