Conta de energia elétrica ficará mais barata em dezembro

Aneel anuncia alteração na cobrança, que agora será feita com a bandeira verde

Rádio BandNews FM

Conta de energia elétrica ficará mais barata em dezembro
Conta de energia
Marcello Casal JrAgência Brasil

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (29) que as tarifas de energia elétrica serão feitas com a bandeira verde em dezembro – o que indica que não haverá cobrança adicional. Antes da mudança, a agência costumava usar a bandeira amarela nesse período de fim de ano por causa da falta de chuvas em diversas regiões do Brasil.

Segundo a Aneel, a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.  

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a agência.

Neste ano, a Aneel chegou a acionar a bandeira vermelha 1 em setembro, no começo da estiagem, e acionou a bandeira vermelha 2 durante o mês de outubro, quando a seca chegou ao maior nível em 2024.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem as despesas variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, elas indicam quanto custa para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada em casas, estabelecimentos comerciais e indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.