O Ministério da Saúde vai abrir uma consulta pública sobre a vacinação infantil a partir de quinta-feira (23), segundo anuncio feito na manhã desta quarta (22).
A consulta sobre a vacina para crianças de 5 a 11 anos vai ficar aberta até 16 de janeiro.
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, o período é aberto para que "sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas".
A imunização para essa faixa etária foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na última quinta-feira (16), mas enfrenta resistência do governo federal. A vacinação infantil só poderá ser iniciada assim que tiver a liberação do Ministério da Saúde.
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, salientou que a aprovação da Agência não é o suficiente para vacinar as crianças. Queiroga disse que “a pressa é inimiga da perfeição” e que a decisão do governo deve ocorrer até o dia 5 de janeiro de 2022.
A Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em pessoas acima de 5 anos de idade. A farmacêutica afirmou em outubro a segurança da vacina e a eficácia de 90,7% em conter infecções em crianças.
Ao menos 16 países já iniciaram a vacinação em crianças.