
O novo modelo de crédito consignado para trabalhadores do setor privado com o FGTS como garantia, chamado de Crédito do Trabalhador, registrou mais de 40 milhões de simulações de empréstimo desde a última sexta-feira (21), dia em que a plataforma de acesso para consulta ficou disponível. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Além do número de simulações, foram registradas mais de 4 milhões de solicitações de propostas feitas às instituições financeiras e 11.032 contratos foram fechados por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que tem registrado 12 vezes mais acessos do que o normal.
A medida que criou o Crédito Consignado foi assinada pelo presidente Lula no dia 12 de março, e também inclui empregados rurais, domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual). A partir de 25 de abril, todos os bancos poderão ofertar o crédito por meio de suas próprias plataformas digitais.
Neste sábado (22), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sugeriu aos trabalhadores que tenham "cautela" para contratar o consignado e que esperem 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas mandem as propostas para garantir taxas de juros mais baixas.