Conselho Nacional de Secretários de Saúde solicita adiamento do Enem

Da Redação

Conselho Nacional de Secretários de Saúde solicita adiamento do Enem
Reprodução TV
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde envia um ofício ao Ministério da Educação defendendo um novo adiamento das provas presenciais do Enem 2020. O secretário no Espirito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros, em nome do Conass, afirma que não seria adequada a aplicação da prova neste momento e que “todos os Estados possuem regiões de alta transmissão”.

A Defensoria Pública da União já recorreu da decisão da Justiça Federal em São Paulo que manteve as datas do exame. As provas impressas começam a ser aplicadas no próximo domingo e continuam no dia 24. O Inep ainda não se posicionou sobre o recurso da Defensoria Pública.

Segundo a decisão judicial de ontem, caso as cidades decretem lockdown ou restrinjam a mobilidade, o Inep precisa reaplicar as provas, posteriormente. O Inep diz que, por causa da Covid-19, será antecipada em 30 minutos a abertura dos portões.

Os estudantes podem entrar a partir das 11h30, no horário de Brasília, antes era às 12h. As salas terão ocupação de 50% da capacidade máxima. Além disso, salas especiais, com até 12 candidatos, serão destinadas a pessoas mais vulneráveis à Covid-19.

Mais de 5,7 milhões de candidatos farão as provas impressas nos dias 17 e 24 de janeiro. Outras 96 mil pessoas escolheram fazer o Enem Digital, marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O candidato diagnosticado com coronavírus ou outra doença contagiosa pode solicitar a reaplicação das provas. Para isso, precisa solicitar até um dia antes da avaliação, na página do participante, e enviar um laudo médico. Se os sintomas surgirem no dia da prova, a orientação é informar o ocorrido pelo telefone 0800 61 61 61.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.