Conjunto esportivo do Ibirapuera é tombado pelo IPHAN

Complexo será inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes; com a decisão, projeto do Exército de construção de novo prédio foi barrado

Rádio BandNews FM

Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães
Divulgação

O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, localizado no Parque do Ibirapuera, na região central de São Paulo, recebeu nesta terça-feira (12) o título de Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada durante a 106ª reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O colegiado deliberou, por unanimidade o tombamento do complexo, que será inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes.

Com isso, projeto do Exército de construção de um prédio para moradia de profissionais do novo Colégio Militar na zona sul de São Paulo foi barrado. Cabe recurso da decisão.

O Conjunto Esportivo do Ibirapuera recebeu em 2021, em caráter emergencial, o tombamento provisório, passando a contar com proteção federal. Agora, o espaço tem garantida a preservação do valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, estando protegido contra mutilações e destruições. A decisão, no entanto, não impacta eventuais reparos, modernizações e adequações necessários.

Foram afetados pela decisão quatro estruturas: Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, Estádio Ícaro de Castro Mello e Ginásio Geraldo José de Almeida.

Segundo comunicado divulgado pelo IPHAN, o conjunto faz parte da história da arquitetura brasileira, justificando o tombamento. “Os edifícios são os mais antigos do conjunto e apresentam soluções plásticas relevantes da arquitetura brasileira e criações técnicas inovadoras para a época em que foram construídos”, comunicou o órgão.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.