Não há brasileiros na 5ª lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza por meio da fronteira com o Egito. Na relação divulgada nesta segunda-feira (7) constam 605 moradores do território palestino.
Entre as nacionalidades contempladas estão cidadãos de Alemanha, Canadá, França, Filipinas, Moldávia, Reino Unido, Romênia e Ucrânia. O maior contingente é de cidadãos alemães, com 159. Os brasileiros – que aguardam em Rafah e em Khan Yunis – ainda não tiveram os nomes incluídos.
A expansão do exército israelense
Israel afirmou ter assumido o controle de um reduto militar do Hamas ao norte da Faixa de Gaza. Segundo as Forças de Defesa Israelenses, os militares encontraram mísseis, lançadores de foguetes, armas e vários materiais de inteligência dentro do complexo.
As tropas ainda teriam identificado vários integrantes do grupo extremista que estariam escondidos perto de um prédio localizado nas proximidades de um hospital. Nas redes sociais, as Forças de Defesa Israelenses divulgaram um vídeo e disseram ter aberto um novo corredor para que os civis se dirijam ao Sul de Gaza.
Nas imagens, centenas de pessoas – famílias inteiras – aparecem caminhando e levando os pertences que conseguiram carregar.
Segundo a rede Al Jazeera, o exército israelense deu uma ordem de evacuação ao Hospital Infantil al-Rantisi, porque pretende bombardear as instalações. A afirma o Ministério da Saúde de Gaza. Cerca de 70 crianças estão sendo internadas e 1 mil refugiados procuraram abrigo no prédio.