Confira o que é permitido para a votação no próximo domingo (01)

Justiça Eleitoral define regras para garantia do sigilo e segurança nas eleições

Rádio BandNews FM

Os eleitores podem usar camisetas, bandeiras, broches e adesivos na hora de votar.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O eleitor precisa ficar atento nas regras que serão adotadas pela Justiça Eleitoral para a votação do próximo domingo (02).

A boca de urna é expressamente proibida no dia, além também da distribuição de camisetas e o descarte de panfletos em vias públicas.

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, não é permitido entrar na cabine de votação portando celular ou qualquer equipamento de que possa comprometer o sigilo do voto.

A principal dica é levar como cola com os números dos candidatos em um papel ou até mesmo o santinho político com as anotações.

Os eleitores podem usar camisetas, bandeiras, broches e adesivos na hora de votar, desde que seja de maneira individual e silenciosa.

Nas dúvidas de vestimentas, é autorizado votar de bermuda e chinelo. O que não pode é entrar nas zonas eleitorais sem camisa ou vestindo roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga.

Sobre os mesários, eles são impedidos de utilizar roupas ou objetos que caracterizem propaganda eleitoral.

O eleitor poderá pedir ajuda aos mesários apenas sobre a ordem de votação, não sobre a decisão de voto. Caso seja necessário, quem tiver deficiência ou mobilidade reduzida poderá receber ajuda, inclusive pra digitar o voto. O auxiliar deverá se identificar na mesa receptora de votos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, afirma que a Justiça Eleitoral irá garantir que as eleições deste ano ocorrerão de maneira segura, transparente e confiável.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.