Conecte SUS: Usuários relatam falhas no comprovante digital de imunização

Dentre os problemas, plataforma apresenta divergências nas informações sobre doses aplicadas

Central de Ouvintes Ricardo Boechat

A busca pela ferramenta é essencial para quem precisa obter um Certificado Nacional de Vacinação Foto: Arquivo/Agência Brasil/Marcelo Camargo
A busca pela ferramenta é essencial para quem precisa obter um Certificado Nacional de Vacinação
Foto: Arquivo/Agência Brasil/Marcelo Camargo

A falta de atualização do aplicativo "Conecte SUS" tem trazido transtornos para quem precisa comprovar que já completou a imunização contra o coronavírus. A busca pela ferramenta é essencial para quem precisa obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença e emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica.

O documento serve, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

O designer de Conteúdo Robinson Alves conta que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Rio de Janeiro e a segunda dose em São Paulo. Entretanto, no aplicativo não há registro da dose recebida na Capital Fluminense.

Já a microempresária Sônia Martinelli se assustou quando tentou se cadastrar no aplicativo Conecte SUS e descobriu que o CPF dela já estava registrado no site. Agora, ela busca meios de recuperar o cadastro.

O que diz o Ministério da Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, o "Conecte SUS" coloca no sistema o que é informado pelos estados e municípios.

Caso haja alguma divergência nas informações, há a orientação de procurar o local de vacinação ou secretaria municipal de saúde para solicitar a correção do registro e envio de dados para a Pasta.

Viagens internacionais

O Certificado Nacional de Vacinação não tem validade internacional, ficando a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.

A Suíça e a França, por exemplo, foram uns dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições.

Os Estados Unidos, por sua vez, já anunciaram que não devem exigir imunização contra covid-19 para entrada, embora mantenham restrições a brasileiros com base em outros critérios sanitários.