Condenado, Donald Trump conhecerá sentença em julho; prisão é improvável

Para especialistas, a pena do ex-presidente americano deve prever o pagamento de multas

BandNews FM

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump conhecerá no próximo dia 11 de julho a sentença pela condenação de fraude na compra do silêncio de uma atriz pornô. Nesta quinta-feira (30), o júri do Tribunal de Nova York anunciou a veredito do republicano.

Tentando chegar à Casa Branca pela segunda vez, Trump foi responsabilizado por uma fraude durante a campanha de 2016, quando saiu vencedor da eleição americana. Segundo a acusação, ele usou dinheiro de campanha para encobrir o desembolso de US$ 130 mil pelo advogado Michael Cohen para a atriz Stormy Daniels.

A mulher recebeu dinheiro para não revelar um suposto caso que teria tido com Trump. A revelação poderia atrapalhar a campanha.

O republicano foi o primeiro ex-presidente denunciado e agora condenado criminalmente. O empresário nega irregularidades e acusa os democratas de promoverem uma armação judicial. Atualmente, Trump é o principal nome que pode ameaçar a reeleição de Joe Biden. Ele aparece à frente do democrata em pesquisas eleitorais.

A Promotoria comemorou o resultado do julgamento, mas não comentou a possibilidade de prisão do ex-presidente.

Especialistas apontam que a sentença mais provável é o pagamento de multas que podem passam dos US$ 100 mil. Uma pena de prisão é considerada improvável, de acordo com a análise de casos parecidos.

Mesmo após a leitura da sentença, os advogados podem recorrer da decisão, o que deve arrastar o processo nos tribunais para além da votação de novembro. Por não ter uma lei semelhante à Ficha Limpa no Brasil, o americano poderia concorrer até mesmo preso.

Depois do anúncio do resultado, o presidente Joe Biden declarou que o “único caminho para manter Trump fora do Salão Oval é através do voto”.

Para especialistas, o episódio deve ter pouco impacto na campanha eleitoral.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.