Concessão do Cais Mauá pode piorar enchentes no RS, diz especialista

Publicado pelo governo do estado em setembro, leilão estava previsto para dezembro

BandNews FM

Concessão do Cais Mauá pode piorar enchentes no RS, diz especialista
Concessão do Cais Mauá pode piorar enchentes no RS, diz especialista
Reprodução

Tragédias ambientais como a enfrentada nos últimos dias pelo Rio Grande do Sul serão cada vez mais frequentes, como avaliam cientistas e especialistas.

Em entrevista à BandNews FM, o Diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Joel Goldenfum, afirma que é preciso estudar os investimentos de verbas públicas: “É uma questão de priorizar investimentos, e vimos nos últimos anos uma espécie de redução, vamos ter que reforçar o sistema de bombeamento”.

O atual Muro de Mauá, que impede o avanço da água do Guaíba sobre o centro de Porto Alegre, pode ser derrubado no processo de concessão do Cais Mauá. Publicado pelo governo do Estado em setembro e com leilão previsto para 21 de dezembro, Goldenfaum avalia como negativa a troca por um sistema móvel no lugar do muro.

“O problema é que sistema móvel prevê manutenção permanente, muito mais que o sistema fixo, além de treinamento de pessoas para montar e desmontar. Acho que o móvel teria sido muito mais perigoso [nesta enchente de 2024], porque além de todas as vulnerabilidades - continuaríamos tendo estações de bombeamento, problemas no restante do sistema - e teríamos que montar a barreira num prazo muito curto”, destaca Goldenfaum, que afirma que o tempo para alertar e evacuar as pessoas em risco foi fundamental.

O professor ainda afirma que é preciso pensar em medidas combinadas e que a mudança desse sistema de contenção é “grandioso”, correndo contra o tempo em meio às mudanças climáticas.

Tópicos relacionados