A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, através do Comitê Científico do Estado de São Paulo, recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório. Ou seja, a legislação vigente em São Paulo não mudou.
Atualmente, a utilização do equipamento é obrigatória apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo.
Segundo a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, o número de casos notificados de Covid-19 no Estado quase dobrou de uma semana para outra.
A média diária de novas infecções na semana passada chegou a 4.830, contra 2.622 da semana anterior, num salto de 84,2%.
Foi o maior salto desde fevereiro, quando os casos explodiram no país e a média diária de infecções em São Paulo atingiu o pico de 14.542 notificações.
Daquele mês até abril, a queda de casos oficiais foi constante. No começo de maio, no entanto, os números começaram a oscilar, até o salto verificado na semana passada. Em números absolutos, porém, a situação ainda é considerada sob controle, já que a taxa de ocupação de leitos de UTIs está na casa dos 34% e de enfermaria 33%.
A Prefeitura de São Paulo informou que, nesta quarta-feira (1), se reunirá extraordinariamente para avaliar os índices epidemiológicos das últimas semanas e tomar alguma decisão sobre o uso de máscaras em lugares fechados.