O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vê uma “relevante piora nas condições hídricas do país” e recomenda novas medidas para manter o reservatório das hidrelétricas. A reunião do grupo de acompanhamento da situação no sistema elétrico se encontrou ocorreu nesta terça-feira (24) e é mais um sinal de alerta sobre a situação brasileira.
Entre as novas medidas recomentadas estão: o uso de estoques armazenados nas usinas e a flexibilização nas regras de operação do Rio São Francisco. O objetivo, segundo o comitê, é tentar evitar um apagão ou um racionamento de energia ainda neste ano.
O tema será analisado agora pela comissão criada pelo Ministério de Minas e Energia para gerir a crise hídrica.
REDUÇÃO VOLUNTÁRIA
Nesta segunda-feira (23), o Ministério de Minas e Energia lançou um programa de redução voluntária de energia para grandes consumidores.
O chamado RVD prevê que a economia feita por empresas nos horários de pico seja utilizada e redistribuída pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Em troca, haverá redução dos encargos nas contas de luz.
Para começar a valer, no entanto, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica ainda precisa publicar as diretrizes do programa, o que deve ocorrer em até uma semana.