Comissária dos Direitos Humanos fala em ameaças e pede eleições limpas no Brasil

Michelle Bachelet questionou as ameaças a ambientalistas e indígenas e pediu garantias de um processo eleitoral democrático

BandNews FM

Michelle Bachelet questionou as ameaças a ambientalistas e indígenas e pediu garantias de  Foto: ONU/Divulgação
Michelle Bachelet questionou as ameaças a ambientalistas e indígenas e pediu garantias de
Foto: ONU/Divulgação

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, afirmou nesta segunda-feira (13) durante o discurso de abertura do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, que está preocupada com as crescentes ameaças a ambientalistas e indígenas no Brasil.

A ex-presidente do Chile não mencionou nenhum caso específico, mas pontuou a preocupação: "No Brasil, estou alarmada por ameaças contra defensores dos Direitos Humanos e ambientais e contra indígenas, incluindo a contaminação pela exposição ao minério ilegal de ouro".

A fala ocorre no momento em que as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips entram no nono dia após o desaparecimento de ambos na Amazônia.

Bachelet também questionou os ataques à candidatos negros, LGBTQIA + e mulheres, e criticou os casos de violência policial.

Sobre as eleições no Brasil, a chefe de Direitos Humanos da ONU pediu garantias para que seja realizado uma disputa transparente em que "não haja interferências de nenhuma parte para que o processo democrático seja alcançado".

Na última semana, em nota, o Alto Comissariado de Direitos Humanos criticou a atuação do governo brasileiro durante as buscas pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira. A pasta afirmou que as autoridades foram “extremamente lentas” na operação. A dupla desapareceu na região do Vale do Javari, oeste do Amazonas, no dia 03 de junho.