Comércio varejista cresce 1% em março, 3º mês de alta

IBGE aponta que setor já recuperou perdas da pandemia e comemora sequência boa de crescimento

BandNews FM

 Seis das oito atividades pesquisadas tiveram alta em março. Foto: Agência Brasil
Seis das oito atividades pesquisadas tiveram alta em março.
Foto: Agência Brasil

O comércio varejista cresceu 1% em março na comparação com o mês de fevereiro e 4% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo IBGE nesta terça (10). Com isso, o comércio encerra o primeiro trimestre com alta.

Os três primeiros meses do ano acumulam alta de 1,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao período pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o setor tem alta de 2,6%, ou seja, já recuperou as perdas do período de isolamento.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes, e peças de material de construção, registrou-se um aumento de 0,7% em relação ao mês fevereiro e 4,5% em comparação ao mesmo mês de 2021.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa, afirma que o terceiro aumento consecutivo chama a atenção, já que a boa sequência não acontecia desde outubro de 2020. “A trajetória vinha sendo claudicante, irregular. Esses três meses de alta significam um trimestre forte, embora os crescimentos ainda não sejam homogêneos entre todas as atividades”, pontua o pesquisador do IBGE.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram alta em março, com destaque para Equipamentos e material para escritório (13,9%); Informática e comunicação para outros artigos (3,4%); Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%); Combustíveis e lubrificantes (0,4%); Móveis e eletrodomésticos (0,2%); Tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

As áreas com queda foram: hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas (-0,2%) e fumo e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).