O comércio tem a quarta alta consecutiva em abril e registra alta de 0,9% na comparação com março. A Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (10), também revisou para cima o crescimento do setor em março. No terceiro mês do ano, a alta foi de 1,4%. Anteriormente, o número apontava aumento de 1% na comparação com fevereiro.
O número veio acima das expectativas do mercado, segundo a colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa. Embora os dados sejam positivos, o comércio varejista desacelerou em abril e teve o menor crescimento desde o início de janeiro.
Na comparação com abril do ano passado, houve alta de 4,5%.
No acumulado do ano, o comércio varejista acumula dados positivos de 2,3% e nos últimos 12 meses encerrados em abril o crescimento é de 0,8%.
O crescimento foi puxado pelo seguimento de móveis e eletrodomésticos (2,3%) e vestuário e calçados (1,7%). Quatro das oito atividades pesquisadas tiveram alta em abril.
Entre as maiores quedas, estão: livros, jornais e revistas (-5,6%) e materiais de informática e comunicação (-6,7%). O fim do período de compra de material escola impacta nestes números.
Dezenove das 27 unidades da Federação tiveram volume de vendas positivo em abril, com destaque para Amazonas, Rio Grande do Norte e Alagoas. Por outro lado, oito estados tiveram resultados negativo, entre eles Pernambuco, Roraima e Pará.