Comércio cresce 0,8% em janeiro

Mesmo com avanço geral nas vendas, cinco dos oito grupos pesquisados registraram queda

Rádio BandNews FM

Mesmo com o avanço em janeiro, o varejo não reverteu as perdas de 1,9% em dezembro Foto: Reuters
Mesmo com o avanço em janeiro, o varejo não reverteu as perdas de 1,9% em dezembro
Foto: Reuters

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,8% em janeiro frente ao mês anterior, se recuperando parcialmente da queda de 1,9% em dezembro. A média móvel trimestral foi de -0,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10).

De acordo com o levantamento, mesmo com o avanço em janeiro, o varejo não reverteu as perdas de 1,9% em dezembro. Porém a alta é a primeira com resultado positivo desde julho do ano passado.

A alta, na série com ajuste sazonal, teve predominância de taxas negativas: cinco das oito atividades pesquisadas registraram queda: Tecidos, vestuário e calçados (-3,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%); Móveis e eletrodomésticos (-0,6%); Combustíveis e lubrificantes (-0,4%); e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%).

Por outro lado, os setores de Equipamentos e material para escritório de informática e comunicação (0,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,8%), e de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%) tiveram resultados positivos.