Comércio cai pelo terceiro mês consecutivo: -0,1% em agosto

No alto, setor varejista tem alta de 0,5% e queda de 1,4% em doze meses

BandNews FM

Comércio cai pelo terceiro mês consecutivo: -0,1% em agosto Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Comércio cai pelo terceiro mês consecutivo: -0,1% em agosto
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

As vendas no comércio varejista nacional acumulam 2,5% de perda em três meses após registrar o terceiro resultado negativo consecutivo. A variação registrada em agosto foi de -0,1% frente ao mês anterior, apresentando estabilidade, segundo o IBGE. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (07) e indicam uma desaceleração no setor. Na semana, dados negativos da indústria também indicavam menor atividade econômica.

Na passagem de julho para agosto, de acordo com os pesquisadores, a participação de Hiper e supermercados foi um fator âncora e segurou a variação muito próxima ao zero. O setor cresceu 0,2%. O maior crescimento veio da atividade tecidos, vestuário e calçados: 13%.

Também tiveram variação positiva: combustíveis e lubrificantes, com alta de 3,6%, livros, jornais, revistas e papelaria, com aumento de 2,1%, e móveis e eletrodomésticos, que subiram 1%.

Já as atividades com variações negativas foram equipamentos e material para escritório informática e comunicação, com queda de 1,4%, outros artigos de uso pessoal e doméstico, com redução de 1,2%, e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que caíram 0,3%.

No ano, o comércio tem alta de 0,5%, já no acumulado de 12 meses, o setor varejista registra queda de 1,4%.