Começou nesta sexta-feira (22) a estação mais quente do ano, o verão. O solstício, que dá início a temporada de calor, foi registrado às 00h27 - pelo horário de Brasília. Segundo a Climatempo, o período vai até 20 de março de 2024 e será marcado por temporais em todas as regiões do país.
O fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, deve provocar secas prolongadas na região Norte e Nordeste do Brasil, além de alterar a distribuição de chuvas sobre o Sudeste e Centro-Oeste.
Os meteorologistas ainda apontam que os rios da região Norte podem demorar a recuperar o nível dos rios por causa da baixa precipitação.
Enquanto na região Sul, a previsão é de que o período chuvoso seja menos intenso, mas com volumes ainda acima da média. Nos últimos meses, estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul sofreram com fortes temporais que causaram grandes estragos.
O canal de meteorologia alerta para temperaturas elevadas no nordeste, especialmente no Piauí e na Bahia, estado que pode sofrer com um aumento considerável no volume de chuvas.
São Paulo, junto aos outros estados do sudeste, vai lidar com um verão bem mais quente e abafado do que nos dois últimos anos. Além da previsão de pancadas de chuvas frequentes. A recomendação é usar muito protetor solar e levar sempre um guarda-chuva na bolsa.