
O Supremo Tribunal Federal (STF) irá analisar, nesta terça-feira (25), a denúncia apresentada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por participar da suposta tentativa de golpe de estado.
Além do ex-presidente, outros sete acusados também podem se tornar réus.
O caso que apura a suposta intervenção também aplica aos acusados crimes de tentativa de atentado contra o Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada, dano qualificado e grave ameaça ao patrimônio da União e ao patrimônio tombado.
A denúncia foi apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), e será analisada pela 1ª Turma do STF, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado.
Para virar réus os denunciados precisam receber três dos cinco votos.
Caso o documento seja aceito, uma ação penal será iniciada e os acusados se tornarão réus. A partir dessa etapa, provas e depoimentos serão apresentados para passarem por nova avaliação. Se a denúncia não for aceita, a acusação será arquivada.