Lewandowski teme rebelião em presídios com possível sanção do fim da "saidinha"

Colunista da BandNews FM Mônica Bergamo afirma que ministro da Justiça conversou com o Planalto sobre a possibilidade de uma revolta

Rádio BandNews FM

Lewandowski teme rebelião em presídios com possível sanção do fim da "saidinha"
Ricardo Lewandowski diz temer sanção do projeto que acaba com saidinhas
Agência Brasil

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, diz que teme a sanção do projeto que acaba com as saídas temporárias de presos. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, o chefe da pasta foi alertado pela equipe que a determinação pode gerar uma rebelião generalizada nos presídios brasileiros. Lewandowski conversou com o Planalto sobre a possibilidade da revolta. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até esta quinta-feira (11) para sancionar ou vetar o projeto que restringe o benefício. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de março e aguarda avaliação do Planalto. A lei prevê que a chamada “saidinha” seja destinada apenas a presos do regime semiaberto que estejam estudando ou trabalhando.

As saídas temporárias são restritas a presos em regime semiaberto que cumpriram pena, foram condenados, mas que tiveram bom comportamento na prisão. 

A lei foi aprovada no governo do ex-ditador João Batista Figueiredo. O objetivo é promover a reinserção gradual de presos à sociedade. A regra não valeria para quem praticou crimes hediondos ou com grave ameaça.