O Brasil contabilizou 16 mortes por Covid-19 no domingo (01) e registra média móvel de 124 óbitos diários, conforme dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. Na comparação com os 14 dias anteriores, a média tem alta de 24%.
Foram 15 os estados que não contabilizaram mortes no fim de semana e 5 não divulgaram os dados, o que pode fazer a estatística ser maior nesta segunda (2), quando os dados começam a ser contabilizados.
Ao todo, 663.513 vidas foram perdidas desde março de 2020.
Foram 6.263 casos confirmados, somando mais de 33,4 milhões desde o início da pandemia. Na comparação com duas semanas, o aumento é de 5% nos números, o que é considerado estabilidade.
Nos últimos dias, após as atividades do carnaval e com o fim da obrigatoriedade no uso de máscara em diferentes estados, houve um aumento nos casos de Covid. Os números ainda estão abaixo do auge da pandemia e o sistema de saúde tem capacidade de atendimento.
Médicos infectologistas ouvidos pela BandNews FM nos últimos dias indicam que é preciso observar os dados nos próximos dias para entender a real tendência da doença. Mas destacam que o uso de máscaras deve ser adotado quando do aparecimento de sintomas gripais. A realização de testes também é recomendada pelos especialistas.