Mais de 32 mil metros cúbicos de oxigênio devem ser enviados pela Marinha para o Amapá, junto a equipamentos hospitalares, nesta terça-feira (22). O estado sofre com a disparada de casos de gripe nos últimos meses.
Trinta novos leitos no Hospital Universitário serão abastecidos com os tanques de oxigênio, 10 deles são da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O local também foi utilizado no pico de pandemia de Covid-19.
A abertura dos leitos foi feita em cooperação com o Ministério da Saúde. Nesta terça-feira (16), o Amapá recebeu 10 técnicos do Ministério da Saúde. O governo decretou situação de emergência na saúde pública em 13 de maio.
Nos últimos dias, quatro crianças morreram em hospitais públicos por causa de doenças respiratórias depois do decreto. Três mortes aconteceram em três dias consecutivos.
Nesta segunda (21), autoridades de saúde pública e prefeitos de cidades do estado se reuniram para receber orientações sobre a emergência causada por aumento de mais de 108% na internação de crianças com a doença.
De janeiro até a primeira semana de maio deste ano, o Amapá teve aumento de 53% nos casos de síndrome gripal e 108% evoluíram para as formas mais graves da doença, comparado ao mesmo período de 2022. Agora, todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas.