Com aumento de casos, SP libera vacinação da gripe para todos os públicos

Até então, apenas grupos prioritários conseguiam se imunizar contra a Influenza

Rádio BandNews FM

Com aumento de casos, SP libera vacinação da gripe para todos os públicos Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com aumento de casos, SP libera vacinação da gripe para todos os públicos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo libera a vacinação contra o vírus Influenza para todos os públicos maiores de seis meses a partir desta terça-feira (28). Os paulistanos que ainda não se imunizaram contra a gripe em 2021 estão aptos a procurar os postos.

Até então, a vacina era oferecida apenas aos maiores de 60 anos, às crianças de seis meses a cinco anos completos, grávidas e puérperas.

A cidade recebeu um milhão de doses do Butantan para reforçar a campanha de imunização. A aplicação das doses contra a gripe ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (entre 7h e 19h), drive-thrus, metapoético e farmácias parceiras (entre 8h e 17h). São os mesmos locais que aplicam a vacina contra a Covid-19. Os endereços estão disponíveis no site Vacina Sampa.

Não há intervalo entre as vacinas da gripe e da Covid-19, por isso, são imunizações que podem ocorrem concomitantemente.

A liberação do público em geral busca elevar a taxa de imunização da população no momento em que ocorre um “preocupante aumento de casos de pacientes com sintomas respiratórios”, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Em entrevista à BandNews FM, o diretor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Pulo (COVISA), Luiz Artur Caldeira, afirmou que 10% dos pacientes que procuram atendimento com problemas respiratórios, tem Covid. O restante, cerca de 90%, tem confirmado o diagnóstico de gripe.

A vacina contra a gripe não protege contra a variante Darwin do vírus H3N2, mas reforça o sistema imunológico e é recomendada pelos infectologistas.