Com ameaça de ataque do Irã, Israel coloca militares em alerta máximo

Tensão no Oriente Médio cresceu após operação que matou líderes do Hamas e do Hezbollah

BandNews FM

Irã
Agência Brasil

O grupo terrorista Hezbollah e o Irã vêm fazendo promessas de vingança contra Israel e seus aliados desde o assassinato do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, e do comandante do Hezbollah, Fuad Shukr, no fim de julho.

Segundo o “The Wall Street Journal”, Israel colocou as forças armadas em alerta máximo e o Pentágono está enviando um submarino com mísseis guiados para a região, além de ter acelerado a chegada de um segundo porta-aviões.

O porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari, garantiu que a nação está em alerta máximo. Já as Forças de Defesa Israelenses (IDF) ainda não sabem se as prováveis ofensivas são iminentes ou estão sendo colocadas em prática com cautela.

O presidente do Irã, Massoud Pezeshkian, disse que o país tem o "direito de responder" a qualquer agressão em uma breve conversa telefônica com Olaf Scholz, chanceler da Alemanha.

Em outro telefonema, líderes dos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha "pediram ao Irã que dê um passo para trás" para promover uma escalada da violência na região.

As tensões no Oriente Médio entre Israel e Irã se acirraram na semana passada. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que seu país deu "golpes esmagadores" em aliados do Irã.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.