O Governador do Rio anuncia a criação da Secretaria Estadual da Mulher para seu segundo mandato. Reeleito neste domingo (2) em primeiro turno com mais de 58% dos votos, Cláudio Castro, do PL, revelou a informação em entrevista exclusiva à BandNews FM, nesta segunda-feira (3).
De acordo com ele, a pasta será comandada por uma mulher, com orçamento para fazer políticas públicas e integração para atuar com outras secretarias. Castro disse ainda que mudanças devem ser promovidas em outras pastas e que vai aumentar o quantitativo de mulheres no secretariado.
O governador afirmou que já esperava ser eleito em primeiro turno a partir dos últimos levantamentos internos da campanha, que apontavam para uma votação na casa dos 51%.
Castro falou sobre investimentos que estão sendo feitos nas áreas dos transportes e da saúde. De acordo com ele, nesta semana há uma reunião prevista na Secretaria de Transportes para debater as situações dos sistemas de trens e barcas.
Na SuperVia, segundo Castro, o Governo do Estado prevê um investimento de 250 milhões e estuda custear reformas em todas as estações, começando pelas que apresentam pior estado de conservação. Um estudo foi solicitado para saber qual seria o valor necessário e autorizar a abertura de licitação.
O governador não descarta elaborar um novo processo de concessão. Para ele o problema não está na empresa que administra o transporte, mas no contrato.
Sobre as barcas, Castro afirmou que tem o compromisso da CCR de não haver descontinuidade do serviço a partir de fevereiro do ano que vem, quando termina o contrato. No mês passado a BandNews FM revelou que o Governo do Estado negocia prolongar o contrato até que a modelagem do sistema seja concluída pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Na área da saúde, Castro destacou a reforma das UPAs e construção de mais 34 novas unidades. Ele prevê a finalização até o fim do ano das obras do Rio Imagem da Baixada Fluminense e de duplicação do Instituto Estadual do Cérebro, e até o fim do primeiro semestre do ano que vem do Hospital do Câncer de Nova Friburgo.
O governador também classifica como medidas importantes adotadas a diminuição da participação das Organizações Sociais na gestão de unidades em 69%, fortalecendo a Fundação Estadual de Saúde, e o investimento de mais de 2 bilhões e meio de reais para municípios melhorarem a atenção básica.
Cláudio Castro agora direciona esforços para o apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na tentativa de reeleição no segundo turno. Ele afirmou que ontem ligou para Bolsonaro se colocando à disposição.