Cinco pessoas da mesma família morrem após carro ser soterrado na Grande BH

Família era procurada desde sábado (8). Além de Minas, diversos estados seguem em situação de emergência por conta das fortes chuvas

Rádio BandNews FM

Ao todo, cinco pessoas, incluindo duas crianças, morreram após o deslizamento. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Ao todo, cinco pessoas, incluindo duas crianças, morreram após o deslizamento.
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Os corpos da família que morreu soterrada em um deslizamento de terra em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, devem ser liberados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Médico Legal. Ao todo, cinco pessoas, incluindo duas crianças, morreram após o carro em que estavam ser atingido por um deslizamento de encosta durante as chuvas de sábado (8).

O carro da família, que saiu da Zona da Mata mineira em direção ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, ficou totalmente encoberto pela lama de uma encosta que deslizou. As vítimas fizeram um desvio da BR-040, que ficou interditada em Nova Lima, após o vazamento em um dique da barragem da Vallourec. Desde sábado a família era procurada, sendo localizada entre a segunda (10) e a madrugada desta terça-feira (11).

Situação de emergência

Fortes chuvas como as que causaram o deslizamento em Brumadinho ainda deixam diversos estados brasileiros em estado de atenção. Confira:

Minas Gerais

Após os temporais deste fim de semana, 145 cidades mineiras estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Belo Horizonte segue alerta por causa das chuvas até a próxima quarta-feira (12).

Várias cidades foram castigadas pelos temporais - principalmente na Região Central do Estado. Na cidade de Rio Piracicaba, a Defesa Civil recebeu cerca de 100 chamados em apenas 24 horas, após o rio que passa pela cidade inundar diversos pontos do município.  Além disso, também há registros de deslizamento de barrancos, interdição de casas e quedas de árvores.

Rio de Janeiro

A Defesa Civil do Rio permanece em alerta, principalmente em áreas de encostas, em função das constantes chuvas que atingem diferentes municípios. Em todo o estado, segundo o último balanço, cerca de 1.500 pessoas foram afetadas pelos recentes temporais.

Segundo o superintendente operacional da Defesa Civil estadual, coronel Alexandre Siqueira, como choveu muito na última semana, qualquer nova precipitação representa risco de deslizamentos e desabamentos.

Bahia

Um dos estados mais prejudicados pelas chuvas, a Bahia tem atualmente 166 cidades em situação de emergência, segundo a Defesa Civil estadual. De acordo com o órgão, são 26.606 desabrigados, 60.099 desalojados, dois desaparecidos, 26 mortos e 521 feridos. O número total de atingidos chega a 850.445 pessoas.

Ao todo, 177 municípios foram afetados pelas chuvas que caíram mais intensamente na última semana de dezembro.

São Paulo

A Defesa Civil do Estado fez um alerta para chuvas intensas no Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo a partir desta terça-feira (11). Segundo o órgão, a previsão é de um volume de até 130 milímetros de chuva até a quinta-feira (13).

Goiás

Há risco de chuva forte e temporal. A instabilidade deve se estender também pelo Distrito Federal, oeste de Mato Grosso do Sul e no norte de Mato Grosso. O estado deve ficar em atenção por conta dos riscos de aumento no volume de chuvas.

Espírito Santo

Todo o estado está sob alerta de perigo segundo o Inmet por conta do grande acumulado de chuvas. Há risco de chuva forte e volumosa, com possibilidade de temporais no centro-sul do estado nesta segunda-feira (10).