Pelo menos 21 cidades russas já cancelaram as celebrações do 9 de maio por conta de ameaças de ataques ucranianos. O Dia da Vitória é considerado o feriado mais importante da Rússia e marca, neste ano, o 78º aniversário da rendição da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e a vitória das tropas soviéticas.
Já o famoso desfile militar da Praça Vermelha de Moscou, o evento principal das celebrações, está confirmado. No entanto, as autoridades da capital russa cancelaram as procissões do “Regimento Imortal”, nas quais multidões de cidadãos saem às ruas segurando retratos de parentes que morreram ou serviram na Segunda Guerra Mundial. Essa é uma das celebrações mais notáveis do Dia da Vitória.
O receio do governo russo ocorre em meio as informações do início do contra-ataque ucraniano. Além disso, uma tentativa de ataque com drones ocorreu na semana passada ao Kremlin, que fica ao lado do local onde ocorrerá um dos desfiles.
Há preocupações também em função do tradicional discurso que será realizado pelo presidente Vladimir Putin. Na fala, ele deve elogiar a determinação do Exército Vermelho em acabar com o nazismo e defender a posição atual da Rússia de combater um suposto regime nazista na Ucrânia.