A situação da pandemia no interior de São Paulo volta a preocupar as autoridades. Diversas cidades do estado tiveram que aplicar medidas restritivas para tentar diminuir o número de casos e a ocupação dos leitos hospitalares já começaram a subir.
Em Franca, 11 pessoas morreram a espera de leitos apenas na semana passada. A fila por uma vaga de UTI tem ainda 31 pacientes, sendo 8 intubadas. De acordo com a prefeitura da cidade, 54 pacientes aguardam transferência e 10 deles estão intubados.
Franca está entre as 5 cidades do estado que já adotaram medidas rígidas que as determinadas pelo governo para frear a transmissão da covid-19.
Em Batatais, a 50 quilômetros de Franca, todos os leitos de UTI estão ocupados e há 16 pessoas na fila dos hospitais.
O município adotou lockdown e até os supermercados fecharam; apenas a venda por delivery está liberada. O prefeito Juninho Gaspar explica que as medidas devem seguir até 31 de maio, mas as regras podem ser afrouxadas caso os índices de novos casos e internações comecem a ceder.
A Prefeitura de Araraquara determinou o fechamento dos setores econômicos da cidade, caso a taxa de casos sintomáticos da Covid-19 chegue a 30 por cento por 3 dias seguidos ou 5 alternados.
O decreto foi assinado na quinta-feira (20) pelo prefeito Edinho Silva, que prepara o município para a chegada de uma possível terceira onda da pandemia.
A ocupação de UTIs em Araraquara já está em 94%.
Em março, no pico da segunda onda, o sistema de saúde entrou em colapso e um rigoroso lockdown entrou em vigor, com o fechamento de supermercados e postos de combustível.