Cidades de SP e Rio têm quedas na participação do PIB brasileiro em 2020

Segundo IBGE, municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São José dos Pinhais tiveram as maiores reduções

Rádio BandNews FM

A redução do PIB foi de 0,5 ponto percentual Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
A redução do PIB foi de 0,5 ponto percentual
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Os municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, tiveram a maior queda na participação do PIB brasileiro entre 2019 e 2020. A redução foi de 0,5 ponto percentual, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16).

Apesar da queda, no período o PIB da capital paulista correspondeu a 9,8% do total brasileiro, maior representação do país.

A segunda maior queda foi do Rio de Janeiro, 4,4% ou 0,4 ponto porcentual, seguido de Brasília, 3,5% ou 0,2 ponto porcentual. Na sequência, aparecem Curitiba, com retração de 1,2%, e São José dos Pinhais, 0,3%, ambos com diminuição de 0,1 ponto porcentual.

Os cinco municípios representaram quase 20% do Produto Interno Bruto em 2020.

Segundo os pesquisadores, os resultados estão ligados à importância nessas cidades de atividades econômicas muito afetas pela pandemia da Covid-19. Mesmo com o impacto negativo, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba estão entre os nove municípios com maior participação no PIB, correspondendo à 25% do Produto Interno Bruto. Completam a lista Belo Horizonte, Manaus, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos.

Já os cinco municípios que mais aumentaram a participação no PIB foram Parauapebas, 0,5%, e Canaã dos Carajás, 0,3%, ambos no Pará, com crescimento de 0,2 ponto porcentual. Ainda aparecem Manaus, 1,2%, Saquarema, no Rio de Janeiro, 0,2%, e Itajaí, em Santa Catarina, com elevação de 0,4%. Os três tiveram com aumento de 0,1 ponto porcentual.