Cidade do Rio de Janeiro confirma segundo caso da variante Ômicron

Número de diagnósticos da nova cepa subiu para 9,6% no município

BandNewsFM

Procura por testes de Covid-19 também aumentou durantes as festas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 O município do Rio confirma o segundo caso da variante Ômicron do coronavírus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a paciente é uma mulher de 23 anos, que veio de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 17 de dezembro.

Ainda de acordo com o secretário, ela já tinha tomado duas doses da vacina da Moderna há mais de seis meses, mas não recebeu a dose de reforço. A paciente apresentou sintomas como amigdalite, mas já está curada. 

Além desses dois registros, há 182 casos suspeitos da variante Ômicron em investigação na cidade do Rio. Nos últimos dias, a taxa de positividade dos testes para a Covid-19 na capital fluminense subiu de 0,7% para 9,6% nos últimos dias. 

Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a pasta, já é possível considerar que haja transmissão comunitária da nova variante na cidade, refletindo no aumento das notificações da doença.

A Associação dos Hospitais do Rio de Janeiro, que representa a rede privada, disse que também registrou aumento de testagem positiva na última semana. 

A maioria dos casos é leve e de pacientes já vacinados, enquanto as internações são de pessoas que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal.

A pesquisadora em saúde e membro do Comitê de Combate ao coronavírus da UFRJ, Chrystina Barros, não descarta um possível aumento de casos da doença e reforça a importância da prevenção.

A orientação da prefeitura é que cariocas que passaram o Réveillon fora da cidade e estão com sintomas gripais procurem atendimento para testagem nas unidades de Atenção Primária do Município ou nos centros de atendimento a pacientes com síndrome gripal.

Dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias mostram que, no período pré-festas, houve um aumento expressivo no número de testes positivos. No estado do Rio, foram registrados 2.349 até o dia 19 de dezembro.

A procura por testes para Covid-19 também aumentou nas vésperas das viagens aéreas e festas de Réveillon. Nesse período, uma clínica de testes drive-thru no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, passou de um caso positivo por semana, para oito casos positivos em um único dia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.