Cidade de SP começa vacinação da 4ª dose contra Covid para maiores de 45 anos

Capital paulista também libera nesta quarta-feira (22) a vacinação contra a gripe para todos os maiores de 6 meses

Rádio BandNews FM

Cidade de SP começa vacinação da 4ª dose contra Covid para maiores de 45 anos Foto: Agência Brasil
Cidade de SP começa vacinação da 4ª dose contra Covid para maiores de 45 anos
Foto: Agência Brasil

A cidade de São Paulo inicia nesta quarta-feira (22) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 nos maiores de 45 anos. A imunização para este grupo poderá ser realizada por aqueles que tomaram a terceira dose há quatro meses. A vacinação estará disponível em todos os postos de saúde da capital paulista, nas AMA/UBS Integradas e nos megapostos.

A estimativa da Prefeitura é que 500 mil pessoas estejam neste novo grupo apto a receber a vacina.

Na última segunda-feira (20), o Ministério da Saúde formalizou a liberação para a segunda dose de reforço para todos os maiores de 40 anos. Até então, apenas aqueles com mais de 50 anos, os profissionais de saúde de qualquer idade e os imunossuprimidos podiam tomar a quarta dose.

Na capital paulista, no entanto, não há doses suficientes para todos os maiores de 40 anos, por isso, o escalonamento na liberação da aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde diz ter requisitado novas doses para o Ministério da Saúde e espera a chegadas dessas vacinas para avançar no esquema vacinal.

VACINA DA GRIPE

Ainda nesta quarta-feira (22), a cidade de São Paulo libera a vacinação contra a gripe para todos os maiores de 6 meses. Até então, a imunização estava restrita aos grupos de risco, mas apenas 55% do público estimado procurou a imunização, que agora está aberta a população.

Já foram aplicadas 1,9 milhão de doses contra a Influenza. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com o início do inverno, aumenta a procura por atendimento nas unidades de saúde por síndromes gripais, por isso, as vacinas em dia são uma garantia de menor procura por atendimento nas unidades, evitando a lotação do sistema.

As Unidades Básicas de Saúde e as AMAs/UBSs Integradas funcionam das 7h às 19h. Enquanto os megapostos abrem entre 8h e 17h. Os endereços estão no site: buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.

JANSSEN

Para os paulistanos que tomaram a primeira dose da vacina da Janssen, até então de dose única, começa nesta quarta-feira (22) a aplicação da segunda e terceira dose de reforço.

A Janssen tem esquema vacinal diferente da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. A primeira aplicação é válida como dose única, q segunda aplicação é a primeira dose de reforço e assim sucessivamente.

Para os maiores de 18 anos que tomaram o primeiro reforço há pelo menos quatro meses podem procurar os postos de saúde para a terceira aplicação da vacina. Já os maiores de 40 anos que já tomaram a segunda dose de reforço há quatro meses podem procurar os postos de saúde para o terceiro reforço (ou quarta aplicação da vacinação).