A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (31) que vai começar a utilizar o Sistema de Notificação Eletrônica para a emissão de multas a partir desta quinta-feira, dia 1º de junho. A ferramenta que envia as multas por meio online permite o desconto de até 40% nas autuações.
Os proprietários de veículos deverão acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para estarem cientes das notificações e comunicados relativos às infrações de trânsito.
Entre elas, estão as notificações de autuação, penalidades, solicitações de código para pagamento, avisos de vencimento de boletos e distrato.
Em caso de não cadastramento, as pessoas continuarão recebendo as multas no papel, via Correios.
Para os já cadastrados, será possível pagar as multas de trânsito com 40% de desconto quando o autuado não apresentar uma defesa ou recurso de infração. E com 20% de desconto para aqueles que desejarem apresentar as contestações. Vale ressaltar que a segunda opção já existe para os que pagam no papel.
É possível incluir também o cadastro de mais de um veículo na plataforma. Para isso, é necessário preencher os campos “Placa” e “Renavam” do automóvel e aguardar a validação dos dados.
O estado de São Paulo já aderiu ao sistema e as multas emitidas pelo DER-SP já estão na ferramenta.